A menopausa é um estágio natural na vida de uma mulher. Geralmente ocorre por volta dos 50 anos e se manifesta como ondas de calor , mudanças de humor, ganho de peso, diminuição da libido.
Aos 50 anos, a secreção de hormônios sexuais diminui e a maioria das mulheres não têm progressivamente mais ovulação ou período menstrual.
Essa queda hormonal leva a vários inconvenientes e aumenta o risco de osteoporose e infarto.
Nesse artigo, você irá conhecer os tratamentos naturais e como o Tribulus Mulher combate os sintomas da menopausa.
Perimenopausa e menopausa
Você deve primeiro saber que é um fenômeno natural e não uma doença. A menopausa é simplesmente a cessação do funcionamento dos seus ovários.
Estes deixarão de produzir os hormônios reprodutivos que são estrogênio e progesterona. Geralmente aparece nos anos cinquenta, mas pode acontecer que uma mulher esteja na menopausa aos 40 anos e aos 55 anos.
É importante saber que isso não ocorre de repente. Na verdade, é precedido por um período chamado perimenopausa .
Dura entre 4 e 7 anos. É caracterizada pela diminuição da produção de hormônios sexuais femininos.
Durante a perimenopausa, a mulher experimentará distúrbios do ciclo por períodos mais longos, mais curtos ou até mais abundantes.
Também acontece que os seios incham e se tornam mais dolorosos, que aparecem distúrbios do sono, além de dor abdominal ou humor instável.
Medicamente falando, diz-se que uma mulher está na menopausa quando não menstrua há 12 meses consecutivos.
Quais são os sintomas da menopausa?
Esteja ciente de que a intensidade dos sintomas varia de mulher para mulher.
Alguns terão a sorte de ter o único sintoma que interrompe a menstruação, enquanto para outros é muito mais complicado. Aqui estão todos os sintomas em detalhes da menopausa:
Falta de ovulação;
Ondas de calor;
Ganho de peso;
Distúrbios do sono;
Distúrbios sexuais;
Secura vaginal;
Distúrbios urinários;
Depressão;
Distúrbios hormonais;
Osteoporose;
Dor de cabeça;
Alterações na pele;
Irritabilidade e alterações de humor;
Uma grande sensação de fadiga;
Cistite;
Modificação de voz;
Perda de memória ou atenção;
Perda de cabelo.
Terapia hormonal para a menopausa: o que você precisa saber
Se você estiver na menopausa, seu médico pode sugerir terapia hormonal para a menopausa.
Isso tem o papel de reduzir sintomas como afrontamentos, sudorese, distúrbios urinários ou sexuais. A escolha de tomar terapia hormonal deve ser feita após consulta com seu médico.
Algumas mulheres optam por não escolher a terapia de reposição hormonal (TRH). O objetivo deste tratamento é substituir os dois hormônios, estrogênio e progesterona, cuja produção pelos ovários parou.
É um dos tratamentos mais eficazes contra os sintomas da menopausa, mas também existem riscos que você precisa conhecer antes de tomá-lo e é por isso que é necessária uma consulta com seu médico.
Reduzindo os sintomas da menopausa: quais tratamentos?
Existem muitos tratamentos naturais e medicinais que podem ajudá-lo a viver bem sua menopausa e, acima de tudo, reduzir sintomas como afrontamentos, fadiga ou estresse.
Aqui está uma tabela resumida de soluções naturais e nossa seleção dos medicamentos mais eficazes no tratamento dos sintomas da menopausa.
Nossa seleção dos melhores tratamentos naturais
Tribulus Terrestris: combate os sintomas da menopausa, auxilia nas disfunções sexuais provenientes desse momento, melhora o desejo sexual e ajuda na redução de peso e aumento da massa magra.
Vitamina E : sempre recomendada para mulheres na pós-menopausa que sofrem de ondas de calor. Uma dose diária de 400 U pode permitir que você os reduza bruscamente e naturalmente.
Erva de São João: muito conhecida por seus benefícios à saúde. Esta planta também é apreciada pelas mulheres na menopausa por suas virtudes na redução das ondas de calor, mas também na regulação de distúrbios de humor e insônia.
Ômega 3: são suplementos alimentares recomendados para mulheres na pós-menopausa. O ômega-3 é uma alternativa natural interessante para combater as ondas de calor, mas também para combater a ansiedade ou o estresse.