O futebol americano sempre bateu vários recordes de público e audiência nos Estados Unidos, rendendo aos canais de TV e patrocinadores lucros exorbitantes. Há um tempo, poderíamos dizer que os brasileiros não eram adeptos ao esporte, porém, de alguns anos para cá essa realidade mudou.
A ESPN, principal detentora dos direitos de transmissão da liga, estima que a audiência tenha crescido 800% nos últimos três anos. Já na TV aberta, o canal Esporte Interativo também voltou a transmitir jogos da NFL, liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos.
Antes o público brasileiro tinha que esperar as Olimpíadas para ter um pouco mais de contato com o esporte. Hoje em dia, dezenas de canais esportivos inseriram o futebol americano na sua rede de programação e atraem cada vez mais interesse do público tupiniquim.
Já é possível dizer que o futebol americano se tornou uma febre no país. Alguns dados confirmam o crescimento do esporte no Brasil:
– O último Super Bowl rendeu à ESPN BRASIL a maior audiência dos últimos três anos.
– O kicker Cairo Santos foi o primeiro brasileiro a fazer história no esporte. No ano de 2014 jogou a NFL pelo Kansas City Chiefs. Em 2012 o brasileiro ganhou um prêmio na Universidade Tulane, resultado de um chute recorde de 57 jardas.
– No ano passado, a Seleção Brasileira de Futebol Americano se classificou para sua primeira Copa do Mundo após vencer o Panamá.
– Pensando em aumentar ainda mais a adesão do esporte no Brasil, a CBFA (Confederação Brasileira de Futebol Americano) tenta seduzir o público, porém essas ações esbarram na falta de apoiadores e patrocinadores e nos custos elevados. Tudo isso dificulta a vida de jogadores e gestores do futebol americano brasileiro. Também há um projeto que deseja apostar em Cairo como garoto-propaganda, impulsionar ainda mais o esporte e aumentar a base de atletas por aqui.
– Alguns clubes brasileiros que oferecem peneiras de futebol americano também notaram crescimento na procura por chances nos times. O Corinthians Steamrollers recebeu no início desse ano centenas de garotos durante peneira realizada em São Paulo. O clube também resolveu investir no Futebol Americano Feminino e teve dezenas de garotas inscritas na tentativa de entrar para o time.
O grande número de informações disponíveis na internet com certeza também colabora para o crescimento e adesão do esporte por aqui. As redes sociais são grandes parceiras de atletas e clubes. Hoje em dia, há vários sites e perfis de times da NFL pela web. O Twitter é uma das principais ferramentas de comunicação entre fãs e atletas.
Brasil planeja sediar jogo da NFL
Nas últimas semanas a Fox Sports Americana revelou o interesse da NFL marcar um jogo no Brasil. O Brasil pode ser o primeiro pais estrangeiro a receber o Jogos das Estrelas, conhecido também como Pro Bowl e isso dá mais um gás para o esporte.
Alguns estudos recentes apontam que o Brasil tem o terceiro maior publico da NFL no mundo, perdendo apenas para EUA e México. Alguns jogos realizados na cidade de São Paulo durante o ano passado receberam ótimos públicos.
Abaixo você consegue entender um pouco mais sobre o jogo e porque ele vem conquistando cada vez mais os brazucas:
na verdade eu acho besteira. futebol bom mesmo é jogado com os pés.