O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, mais conhecido como Procon, é um importante aliado das pessoas que se sentirem lesadas de alguma maneira. O órgão é o responsável por fazer a mediação entra as partes, no caso de algum conflito. E hoje vamos falar mais sobre como registrar uma reclamação no Procon-SP.
Se você mora em São Paulo irá encontrar ferramentas que visam dar praticidade na hora de registrar uma reclamação no Procon-SP, uma vez que a mesma pode ser feita online, de maneira rápida e prática, sem precisar sair de casa para isso. Você pode, inclusive fazer um agendamento pelo procon poupatempo.
Mas atenção, para ser atendido (a) em tempo real, a notificação precisa ser feita entre 8h e 18h de segunda a sexta.
Passo a passo de como registrar uma reclamação no Procon-SP
Antes de abrir um chamado no Procon-SP é essencial que você tenha em mãos todas as provas necessárias que comprovem o motivo de ter acionado o órgão. Em seguida, basta entrar no site da instituição disponível no site http://sistemas.procon.sp.gov.br/procon/atendimento.asp. E realizar o seguinte procedimento:
1. Informar a especificação da sua denúncia: Lembre-se sempre, quanto mais detalhes, melhor.
2.Explicar toda a situação para o atendente que iniciar a conversa: Muito importante que nada seja omitido.
A partir desse momento, é necessário aguardar todos os procedimentos passados pelo atendente.
Outra alternativa para deixar a reclamação registrada (principalmente em horários alternativos) é acessar o site do Consumidor.Gov (https://www.consumidor.gov.br/pages/principal/?1528844241913).
Essa plataforma reúne companhias de diferentes segmentos, e o consumidor tem a oportunidade de entrar em contato diretamente com os responsáveis. Essa é uma maneira de agilizar ainda mais o processo. No entanto, caso a empresa que você esteja procurando não faça parte da lista, a melhor alternativa é fazer o registro diretamente no Procon-SP (endereço informado acima).
Qual o caminho para resolver a reclamação no Procon-SP?
Mas caso esse contato não seja suficiente, a recomendação é entrar com um chamado direto no Procon-SP. No entanto, muitos casos são resolvidos logo no primeiro contato. Estima-se que mais de 80% dos casos não precisa de nenhuma intervenção, a própria empresa já se mobiliza para resolver a questão.
Uma informação importante é que algumas vezes a empresa ainda não possui cadastro do Procon-SP. Se você se deparar com essa situação, terá de informar o CNPJ /CPF da companhia ou responsável. Além disso é provável que o atendente também peça informações sobre a data em que o serviço foi contratado, o tipo de problema que você encontrou, bem como o valor do seu investimento na aquisição do produto ou serviço.
comprei um fogão e deu problema com uma semana. quero trocar por outro.