A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) é um órgão de auxílio e apoio institucional à Universidade de São Paulo (USP), mais especificamente ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA).
Entre seus principais trabalhos realizados, podemos citar a elaboração do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação média das famílias paulistanas com renda entre 1 e 20 salários mínimos, e da tabela fipe webmotors, que estabelece o preço de mercado para veículos automotores como carros, motos e caminhões.
Trata-se de uma organização sob o regime de direito privado, sem fins lucrativos. Criada em 1973, a FIPE apresenta hoje um grande destaque na sua atuação com ensino, projetos, pesquisas e desenvolvimento de indicadores econômicos e financeiros, tudo isso fruto de seus mais de 45 anos de atividade.
Quais são as atividades da FIPE
O trabalho da FIPE envolve a análise de fenômenos econômicos e sociais, através de instrumental teórico e metodológico da Economia, visando com isso uma série de contribuições, como ampliar o debate dos problemas sociais e econômicos do país, expandir o conhecimento econômico, tornar contratos públicos e privados mais eficientes, formular políticas públicos e econômicas voltadas para a melhora do bem-estar etc.
Também poderíamos citar a busca da FIPE pela produção de conhecimento, dados e soluções de alto valor agregado. De mais a mais, não poderíamos deixar de fora a meta institucional de promover o crescimento econômico, o fortalecimento do sistema produtivo, o aumento da competitividade do país, a melhor distribuição de renda e a eliminação da pobreza.
Por fim, temos ainda o objetivo de contribuir para a formação complementar de profissionais de alto nível de capacitação, por meio de cursos de extensão, aperfeiçoamento e pós-graduação.
Pesquisas FIPE
Para alcançar essas grandiosas e nobres metas, a FIPE conta com uma estrutura adequada, composta por profissionais especializados e com experiência nas áreas de ensino, projetos e pesquisa.
Desse modo, a fundação consegue colaborar com instituições tanto públicas quanto privadas, e tanto nacionais quanto estrangeiras, na elaboração, gestão e avaliação de programas de desenvolvimento econômico e social.
A FIPE também busca promover cursos, simpósios, seminários, conferências e estudos que consigam estimular o ensino e o debate científico sobre teoria econômica, de modo a contribuir para o aprimoramento de profissionais liberais, de empresas, da Administração Pública e de entidades da sociedade civil.
Além disso, a estrutura institucional da FIPE permite que a fundação apoie a divulgação de conhecimentos econômicos e correlatos através de publicações técnicas, periódicos, monografias, internet e outros meios de comunicação.
Em adição a isso, a FIPE também realiza projetos e pesquisas demandadas pelos setores público e privado, seguindo estritos padrões acadêmicos que possibilitem, ao mesmo tempo, a produção de informações e a formação de pessoal especializado.