Todos os dias, muitos usuários procuram a emissão da Sabesp 2° via de conta para proceder ao pagamento.
Porém, poucas dessas pessoas atentam para o fato de que o valor na sua cobrança mensal pode ficar bem mais baixo com algumas mudanças básicas.
É claro que o incentivo para poupar água não pode ser apenas a redução na conta da Sabesp: o planeta também tem grande necessidade de mais consciência por parte da população.
Desse modo, veja agora 5 dicas para economia de água.
1 – Averiguar o sistema hidráulico
Muitos casos de desperdício de água (e de altas contas) são decorrentes de vazamentos: pode ser um cano que não está corretamente encaixado, uma estrutura que se deteriorou com o tempo ou mesmo um furo quase imperceptível.
Todos os problemas acima fazem com que haja um fluxo extra de água, que será contabilizado na conta mensal e cobrado do cliente.
2 – Averiguar todas as torneiras
Assim como pequenos defeitos no sistema hidráulico podem aumentar muito o valor da conta de água, as torneiras que não fecham corretamente também são grandes inimigos da conta da Sabesp.
Sendo assim, é fundamental avaliar as torneiras da empresa e de casa e fazer a sua substituição se elas não estiverem fechando completamente.
3 – Juntar o máximo possível de roupas
A máquina de lavar roupa é um dos eletrodomésticos que mais gastam água a cada lavagem.
Por isso, a recomendação geral é lavar as roupas uma vez por semana: assim: com mais peças em um único ciclo, mais economia.
Caso não seja possível lavar a roupa uma vez por semana, o máximo indicado é fazer as lavagens duas vezes. Ativar a máquina de lavar mais vezes que isso gera um gasto imenso.
4 – Informar-se sobre a quantidade de água consumida por cada eletrodoméstico
Os fabricantes informam nas etiquetas e manuais de instrução quanto cada máquina de lavar roupa, máquina de lavar louça e chuveiros gastam de água, aproximadamente.
Porém, ainda são poucos os consumidores que solicitam esse tipo de informação nas lojas.
É muito importante mudar esse hábito e escolher os eletrodomésticos que gastam menos água.
Em caso de dúvida na interpretação das etiquetas, é sempre válido pedir o esclarecimento de um vendedor.
Vale lembrar que os produtos que gastam menos água podem ter um adicional de preço.
Todavia, a economia mensal na conta da Sabesp acaba compensando muito.
5 – Não jogar nada no vaso sanitário
Quando se joga papel higiênico no vaso sanitário, é preciso uma descarga mais vigorosa de água para que ele “desça”. Por isso, é claro que muito mais litros são gastos e a conta ficará mais alta.
O ideal é nunca jogar nada no vaso, nem mesmo absorventes, cotonetes, etc.
Escolher o fluxo de descarga correto para cada caso também ajuda na economia: há alguns modelos mais modernos de vasos que têm um botão para descarga econômica (ideal para quando se faz xixi) e outra com fluxo mais intenso (recomendada para quando há fezes).